Uncategorized
Deixe um Comentário

Teoria da Cor

6º ano | TEORIA DA COR II

As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc.

Existem vários sistemas de classificação das cores. O sistema trenário é o mais utilizado e tem como base três cores primárias a partir das quais se obtêm da mistura duas a duas proporcionalmente as secundárias e desproporcionalmente as cores terciárias.

Dentro da mistura subtractiva temos como cores puras o azul cian, o amarelo e o magenta e como secundárias o laranja, o verde e o violeta 

Cores Primárias 

O azul cian, o magenta e o amarelo primário – são cores puras (não se conseguem obter com a mistura de outras cores) são originárias de pigmentos naturais (vegetal e mineral).

Cores Secundárias

O Laranja, o verde e o violeta, são cores secundárias porque se obtêm a partir de duas cores primárias.

 

 Cores Terciárias

São o resultado da mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
 Picture 21

Círculo cromático de Johannes Itten

“Itten recomenda um procedimento em etapas para a construção do seu círculo cromático de doze cores, num movimento de dentro para fora. Começa por localizar as cores primárias nos três círculos centrais, devendo elas preencher também os espaços indicados por seus vértices no perímetro do círculo. As cores secundárias (laranja, verde e violeta) devem ser obtidas, cada qual, pela mistura de duas primárias e ocupam os três estremos. As terciárias são fácilmente obtidas pela mistura das suas vizinhas, completando os espaços livres no perímetro do círculo”.
 
 

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas que se encontram opostas no círculo cromático e são contrastantes ente si.
 
 

 Cores Neutras

O preto o branco e o cinza, em todas as suas tonalidades, claras ou escuras formam as cores neutras. As demais cores, quando perdem o seu colorido pela excessiva mistura com o preto, o branco ou o cinza, também se tornam cores neutras. 
As mais comuns são o castanho e o bege.

 

Monocromia

Corresponde à variação tonal de apenas uma cor com nuanças para o claro quando misturada ao branco ou para o escuro com a obtenção do acréscimo do preto.


 
É a variação tonal de uma cor, que pode ser conseguida num processo de escala ou dégradé.

 
 

Policromia

Ocorre numa composição com a combinação de mais de três cores organizadas separadamente.
 


Matiz é a característica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul, por exemplo, são matizes. Para se mudar o matiz de uma cor, acrescenta-se a ela outro matiz.
 
 
 

Harmonia Cromática

São as cores que não apresentam contraste entre si. Elas são constituídas de uma base cromática em comum. São vizinhas no disco cromático.
Picture 28

 

Temperatura da Cor

 
Cores frias, são as cores com predominância dos tons de azul, verde e violeta. São caracterizadas como cores tristes e melancólicas, dando a sensação de calma e tranquilidade.
 
Cores quentes, são as cores com predominância dos tons vermelho, amarelo e laranja. São caracterizadas como cores alegres e vibantes e que dão a sensação de calor.

6º ano | TEORIA DA COR I

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

 
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético (zona visível do espectro). São percebidas pelas pessoas e por alguns animais, através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar com maior precisão os objetos do espaço.

 

Cor/Luz

Síntese Aditiva

A cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), somadas duas a duas, obtemos outra cor mais luminosa (amarelo, azul cian e magenta), enquanto o preto é a ausência de luz.
 
 
Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (correspondente ao  espectro) por meio de um prisma óptico
 
 
Isaac Newton, em 1666, fez uma experiência onde verificou que a luz do Sol, tinha grande influência na existência das cores, nomeadamente as cores do arco-íris.
 
Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris
 
 
Cor/Pigmento
Síntese Subtractiva
 
Neste processo a mistura de cores (pigmentos/tintas) leva-nos a cores cada vez menos luminosas, tendencionalmente em direcção à cor preta.
 
A cor-pigmento é a substância usada para imitar os fenómenos da cor-luz. 
 
Cores que podem ser extraídas da natureza, como materiais de origem vegetal, animal ou mineral, e que da sua mistura, através de processos industriais, surge o pigmento.
 
 
 
 
This entry was posted in: Uncategorized

por

Sou mãe, esposa, professora de educação visual, designer e apaixonada pela média-arte digital. Sou licenciada em Design Gráfico, mestre em Design Visual a aguardar a defesa da tese de doutoramento em Média-Arte Digital. O facto de estar sempre em contacto com as artes quer ao nível da docência, experimentação de técnicas, criação gráfica ou programação de artefactos, foi incentivo para a criação do meu blogue que hoje vejo como espaço meu, onde posso ensinar, criar sem limites e comunicar via e-learning com os meus alunos e colegas. Gosto do que faço, vivo as minhas aulas como espaço aberto a todo o processo criativo ... adoro os meus alunos!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s